quarta-feira, 27 de abril de 2011

postheadericon Pato à Pequim


Uma das coisas que torna o estudo da culinária chinesa tão inusitado é o fato de haver tantas curiosidades e fatos históricos que dão origem a sua deliciosa gastronomia.
Para complementar, é preciso esclarecer que quem acha que a culinária chinesa se resume apenas ao frango xadrez, yakissoba e ao rolinho primavera, está muito enganado. O Pato à Pequim, por exemplo, é considerado uma das iguarias mais famosas e tradicionais da capital – diferentemente de outros pratos típicos, este tem uma afiliação local muito forte.
Como tudo na China, sua tradição e história são milenares, com origem que data do período do imperador Hongwu, fundador da dinastia Ming. Nascido Zhu Yuanzhang, ele era um monge paupérrimo antes de se tornar líder rebelde e, finalmente, imperador. Quando marchou sobre Pequim em 1368, ele depôs os governantes mongóis da dinastia Yuan, proclamou o início da dinastia Ming e trouxe consigo a receita de pato assado. Seu poder foi consolidado em Nanquim, o que dá força à tese de que a receita nasceu ali.
A modalidade de pato assado se instalou na cidade que hoje é Pequim no início do reinado do imperador Hongwu (1368-1398). Os chefs do palácio começaram a trabalhar tanto na criação quanto no preparo dos patos, desenvolvendo a forma clássica do prato. Isso porque os grandes chefs, na China, sempre buscaram a maestria e a perfeição, e não a inovação.
Preparado da mesma maneira há muito tempo, reza a lenda que há um restaurante de Kao Ya, o Bianyifang, que funciona em Pequim desde 1416 sem nunca ter sido fechado. No Brasil, o prato também é bastante procurado, pois além de sua carne ser saborosa, ela é muito suculenta!
Esta é mais uma das delícias que pode encontrar no restaurante Golden China. E, se você ainda não experimentou, não sabe o que está perdendo.

0 comentários:

Perfil

Sob o comando dos chefs, o chinês Chiu Kwok Tan e o canadense, Jason Derkatch, o Golden China oferece uma gastronomia que respeita as tradições orientais. Os ingredientes são fresquíssimos, o preparo segue os rituais milenares e os pratos do cardápio são os mais típicos do continente.

[leia mais]

Categorias

Redes Sociais

Arquivo