sexta-feira, 11 de março de 2011

postheadericon Ovo Centenário



Você já comeu um ovo preto? Se ainda não, você não sabe o que está perdendo.
Também conhecido como Ovo Preservado, Ovo Preto ou, ainda, Ovo de Cem Anos, o Ovo Centenário é uma das curiosidades da culinária chinesa.
Os ovos podem ser de pato, galinha ou ganso, desde que seja conservado numa mistura de argila, cinzas, sal, cal e palha de arroz, por várias semanas ou meses, dependendo do método de preparo. Ao final desse período, a gema torna-se verde-escura e cremosa. E a clara vira uma gelatina marrom transparente como se estivesse cristalizada.
Com odor e sabor diferenciados, o Ovo Centenário pode ser consumido cru ou como ingrediente que integra outros pratos chineses.
Acredita-se que o método de produção do ovo centenário iniciou há mais de cinco séculos e foi aprimorado depois da sua descoberta durante a dinastia Ming, na região de Hunan, quando o proprietário de uma casa encontrou ovos de pato na argamassa que foi usada para fazer a sua casa, dois meses antes. Após experimentar, ele resolveu tentar produzir, adicionando sal para melhorar o sabor.
E, a partir desta milenar experiência, obteve-se a ‘receita’ do Ovo Centenário, muito apreciado pelos orientais.
Em São Paulo, você pode encontrar essa curiosidade no cardápio do restaurante Golden China. Vale à pena experimentar!

0 comentários:

Perfil

Sob o comando dos chefs, o chinês Chiu Kwok Tan e o canadense, Jason Derkatch, o Golden China oferece uma gastronomia que respeita as tradições orientais. Os ingredientes são fresquíssimos, o preparo segue os rituais milenares e os pratos do cardápio são os mais típicos do continente.

[leia mais]

Categorias

Redes Sociais

Arquivo